
Digestão: caminhada pós-refeição para uma vida mais saudável
O Ayurveda, ciência da vida, faz muitas recomendações para nos ajudar a ter uma vida mais saudável e equilibrada, mais bem-estar e boa digestão. Algumas dessas recomendações são bem difundidas e/ou adotadas diariamente, como raspar a língua ao acordar, comer alimentos frescos de forma consciente, acordar cedo, entre outras.
No entanto, há uma recomendação menos falada e que pode ajudar imensamente no processo de digestão dos alimentos: śatapāvalī ("shatapavali"), a prática de caminhar cem passos após a refeição.
Em uma explicação simples, em sânscrito, "śatam" significa "cem" e "pāvalī" significa "passo". A prática também é simples: uma caminhada lenta e consciente, facilitando o processo de assimilação dos alimentos no corpo após comer, de forma a promover a boa digestão e o bem-estar.

Essa prática é mencionada em alguns livros do Ayurveda. O Bhāvaprakāśa Saṃhitā, por exemplo, livro que faz parte da tríade menor dos livros clássicos do Ayurveda, em seu capítulo Pūrvakhaṇḍa, verso 18, fala sobre essa recomendação dos cem passos e como a massa alimentar é assimilada melhor pelo corpo:
भुक्त्वा शतप्रदं गच्छ े च्छनैस्तेन तु जायते ।
अन्नसंघातशैथल्यं ग्रीवाजानुकटीषु च ॥ १८
bhuktvā śatapradaṃ gacchecchanaistena tu jāyate |
annasaṃghātaśaithilyaṃ grīvājānukaṭīṣu ca || 18
Em uma tradução livre: "Após a refeição, deve-se caminhar cem passos lentamente; isso proporciona relaxamento da massa alimentar no pescoço, nos joelhos e na região lombar`”.
Apesar de esse livro (Bhāvaprakāśa Saṃhitā) ter sido escrito em 1500 D.C., ou seja, recomenda essa prática há mais de 500 anos, a medicina moderna também já traz estudos sobre como fazer caminhadas após as refeições pode ajudar no processo digestivo. Em termos técnicos, essa prática é conhecida como "caminhada pós-prandial" (prandial: relacionado à refeição; em consequência de uma refeição; próprio de uma refeição. Etimologia/origem da palavra "prandial": prândio; do latim, prandiu, refeição).
Um ensaio clínico de 2021 analisou o efeito da caminhada de mil passos após as refeições em pessoas com sintomas gastrointestinais e empachamento abdominal comparado com o uso de medicamentos para aliviar tais sintomas. Como resultado, o estudo concluiu que a caminhada pós-prandial é eficaz, mostrando um efeito significativamente melhor do que a ingestão de medicamentos para aliviar os sintomas de inchaço abdominal pós-prandial.

Caminhar após as refeições também pode ajudar a estabilizar os picos de açúcar no sangue e melhorar o uso eficiente de insulina pelo corpo. Também ajuda a reduzir o excesso de kapha no corpo. Segundo o Ayurveda, kapha é a bioenergia responsável pela estrutura do corpo, lubrificação e estabilidade emocional. Quando agravado, pode levar à letargia, ganho de peso e inércia, causando excesso de sono, indisposição para atividadesfísicas, alimentação pesada e apego a coisas e até pessoas.
Fazer essa caminhada pós-prandial também pode ser benéfico para a mente, já que proporciona uma pausa da correria do dia-a-dia, introduzindo um momento de calma e tranquilidade, antes de seguirmos apressados para as próximas atividades da vida. O fogo digestivo, conhecido como "agni" no Ayurveda, também se beneficia com a caminhada, pois precisa de estimulação para funcionar (até por isso exercício físico no geral é excelente para ativar o agni; quem já não sentiu fome após uma boa prática de exercícios físicos?). Com a caminhada lenta, o agni é estimulado de forma suave e, com o fogo digestivo estimulado, há melhora da digestão. Fazer essa caminhada pós-prandial também pode ser benéfico para a mente, já que proporciona uma pausa da correria do dia-a-dia, introduzindo um momento de calma e tranquilidade, antes de seguirmos apressados para as próximas atividades da vida. O fogo digestivo, conhecido como "agni" no Ayurveda, também se beneficia com a caminhada, pois precisa de estimulação para funcionar (até por isso exercício físico no geral é excelente para ativar o agni; quem já não sentiu fome após uma boa prática de exercícios físicos?). Com a caminhada lenta, o agni é estimulado de forma suave e, com o fogo digestivo estimulado, há melhora da digestão.

É importante lembrar que movimentos excessivos ou caminhadas muito longas após a refeição podem atrapalhar o processo digestivo. Dormir logo após as refeições também pode prejudicar a digestão, pois desacelera o metabolismo e os alimentos não são digeridos de forma apropriada. Assim, atenção para a prática: não importa se são cem ou mil passos. O que importa é caminhar lentamente, em um ritmo tranquilo, com consciência, adotando a sabedoria milenar do Ayurveda para trazer bem-estar consciente, um melhor processo digestivo e equilíbrio do corpo-mente.
Tem dúvidas se a prática pode mesmo ajudar? Experimente por si próprio por uma ou duas semanas. Caminhe lenta e conscientemente dentro de casa, no quintal ou na rua ao redor da sua casa após cada refeição e veja como o corpo (e o sistema digestivo) e a mente se sentem depois, pelo resto do dia e pelo resto da semana.
Agradecimento ao Rodrigo Raposo pela tradução livre do sânscrito ao português do verso mencionado no livro Bhāvaprakāśa Saṃhitā.
Referência do estudo de 2021: The effect of a short-term physical activity after meals on gastrointestinal symptoms in individuals with functional abdominal bloating: a randomized clinical trial (autores: Hosseini-Asl, Taherifard e Mousavi).

Sofia Pulici
Autor do Artigo
Técnica em Medicina Ayurvédica
Diplomada em Estudos do Yoga e Formação de Professores
Facilitadora nos programas Happy Guts e BEC (Bem-Estar Consciente)
Organisadora de jornadas de autoreflexão com base nos yamas e niyamas de Patañjali
Instagram: @sofia.pulici_purna